Informações sobre o COVID-19

A Saúde Animal e o COVID-19: Respostas a perguntas frequentes


À medida que a situação em torno do novo coronavírus (COVID-19) evolui, mais dúvidas e questionamentos estão surgindo. Por isso, estamos monitorando a situação de perto com o intuito de prestar todo apoio possível aos nossos clientes e aos animais sob seus cuidados. Como parte desse compromisso, estamos compartilhando orientações de nossos principais cientistas e veterinários, juntamente com recursos de terceiros, para fornecer informações factuais e úteis sobre o impacto do COVID-19 no setor em que atuamos.

As respostas às questões abaixo foram fornecidas pelos seguintes especialistas em saúde animal:

  • Shabbir Simjee, M.D, PhD em doenças infecciosas, Chefe-Médico da Elanco
  • Tony Rumschlag, DVM, Diretor de Serviços Técnicos
  • Brandon Reinbold, DVM, Cientista Chefe

Você, seus colaboradores e os animais sob seus cuidados estão no centro de tudo o que fazemos. À medida que a situação causada pelo COVID-19 continua, saiba que:

A nossa rede de manufatura está operando normalmente e precauções adicionais estão sendo tomadas para proteger nossa equipe e garantir a continuidade do fornecimento. Estamos monitorando nossa cadeia de suprimentos diariamente, enquanto trabalhamos para nos adaptar à situação.

Temos diversas medidas de contingência em vigor. Mantemos suprimentos de estoque de segurança e temos opções secundárias de fornecimento, para ajudar a evitar interrupções nos nossos negócios.

Garantir a saúde e a segurança de nossos funcionários é nossa principal prioridade. Seguimos todas as regulamentações governamentais e adotamos as medidas apropriadas para manter nossos funcionários seguros e impedir a disseminação do COVID-19. Isso inclui a restrição de viagens e o estímulo ao trabalho remoto para aqueles que estão fora dos laboratórios e fábricas.

Segue abaixo uma mensagem do nosso CEO, Jeff Simmons, com algumas informações sobre o que estamos fazendo hoje para garantir apoio aos nossos clientes.

Vídeo do Jeff (Seguindo padrão da página da Global)

A saúde dos pets e seus tutores

Cães e gatos podem ser infectados com o COVID-19?

Existem muitas formas de coronavírus, incluindo uma que infecta cães e outra que infecta gatos. No entanto, nenhum dos virus é o SARS-CoV-2, que é o causador da doença COVID-19. É improvável que o COVID-19 se adapte a animais como cães e gatos.

Conforme declarado pela Associação Americana de Medicina Veterinária, “especialistas em doenças infecciosas e várias organizações internacionais e domésticas de saúde humana e animal (CDC, OIE, OMS) concordam que não há evidências neste momento para indicar que animais de estimação possam espalhar o COVID-19 para outros animais, incluindo pessoas”.

Se estou doente, devo ficar longe dos meus animais de estimação?

Se você está infectado com COVID-19, o CDC recomenda uma exposição limitada a animais de estimação. O vírus pode viver na superfície do pelo dos pets por um curto período de tempo e transferi-lo para outras pessoas - embora tenda a sobreviver melhor em superfícies duras, como bancadas e maçanetas.

Como os animais de estimação podem ajudar no isolamento social?

Já que muitas pessoas estão seguindo diretrizes de distanciamento e isolamento para impedir a propagação do coronavírus, a solidão tem sido um tema cada vez mais pertinente. A interação regular com animais de estimação pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade. De fato, um estudo que examinou o cotidiano de pessoas com complicações mentais a longo prazo constatou que sessenta por cento dos pacientes classificaram os animais de estimação como sua principal fonte de apoio emocional. 3

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças oferecem dicas e orientações relevantes para o gerenciamento da saúde mental e social durante esse período. Para mais informações, visite o site do CDC sobre gerenciamento de ansiedade e estresse.

É seguro levar animais de estimação para passear?

Sim - com as precauções corretas. Certifique-se de continuar cumprindo as diretrizes de isolamento social, evitando multidões e interações com outras pessoas.

Se estamos gastando menos tempo com outros seres humanos, certamente podemos aproveitar o tempo com nossos cães e gatos.

Neste período é importante que os tutores mantenham a vacinação contra outras doenças de seus animais domésticos em dia?

Segundo o Dr. Tony Rumschlag, a proteção da vacina não expira imediatamente quando atinge o prazo de renovação, portanto, embora não seja o ideal, o risco de adiar a renovação da vacina por até alguns meses é mínimo. Apenas garanta que a proteção do seu animal seja atualizada assim que as coisas voltarem ao normal.

Que tipo de produtos para animais de estimação devo ter em casa?

Alimentos e medicamentos são os principais recursos que você deve ter em casa para garantir o bem-estar do seu pet e evitar saídas a rua. Em relação a saúde, certifique-se de que seu animal de estimação não fique sem medicamentos voltados ao tratamento de dirofilariose ou parasitas. Isso inclui produtos contra pulgas e carrapatos, principalmente aqueles que moram em regiões de muito calor.

Se o seu animal de estimação tiver alguma condição crônica, como diabetes, alergias persistentes ou infecções recorrentes no ouvido, verifique se você tem medicamentos disponíveis para gerenciar essas possíveis complicações nas próximas semanas.

E se eu estiver preso em casa e não tiver mais comida para meu pet, o que posso dar?

Isso realmente depende do seu animal de estimação. Você deve ficar atento para os seguintes critérios:

  • Alguns pets são sensíveis a mudanças na dieta;
  • Alguns pets podem apresentar diarreia ou vômito com alterações em sua alimentação;
  • Outros possuem alergias alimentares que devem ser enfatizadas.

É sempre melhor discutir as necessidades de cada animal com seu veterinário. Se isso não for uma opção, a maioria dos cães irá tolerar, e gostar, da seguinte opção: arroz cozido misturado 1: 1 com queijo cottage ou carne cozida (frango, peru ou carne bovina magra). Gatos geralmente serão mais receptivos a peixe, peru, frango ou carne bovina magra. Muitos cães podem passar um curto período de tempo comendo alimentos geralmente semelhantes aos que comemos, embora seja importante evitar alimentos condimentados ou com alto teor de gordura e remover cuidadosamente quaisquer ossos e excesso de gordura. Evite pingos de gordura ou gordura nas carnes.

Não tenho permissão para sair da minha casa; como posso garantir que meu cachorro faça exercícios?

Isso depende de muitas coisas, incluindo o tamanho do cachorro, o tamanho da casa e a saúde do cachorro (por exemplo, osteoartrite ou problemas ortopédicos). No entanto, estar com seu animal de estimação pode ser uma ótima oportunidade para treinar alguns truques. O treinamento acaba sendo um tipo de exercício, além de estimular a mente. Você também pode simplesmente passear com o cachorro por toda a casa - se o espaço e o piso permitirem. Outras atividades, como brincadeiras com bolas, no tamanho ideal, podem ser divertidas e providenciam um bom exercício para seu pet.

Eu fiquei sem areia sanitária para meus gatos e não consigo achar nas lojas, quais são minhas opções?

É bom ter cuidado, pois alguns gatos são extremamente exigentes quanto à textura do material usado na caixa de areia. Entre alternativas viáveis estão: jornal picado ou outros materiais de papel picado, além de areia fresca e limpa.

Segurança Alimentar

É seguro consumir carne, leite e ovos? Pode haver contágio do vírus a partir do consumo de proteína animal?

É seguro continuar consumindo proteína animal. Não há evidência de que o vírus causador da doença COVID-19 seja transmitido através da comida e a maioria dos alimentos que consumimos passa por processos de cozimento e pasteurização.

Existem precauções que os consumidores devem tomar ao manusear carne?

Embora a COVID-19 não seja transmitida através da carne, é importante ter em mente os procedimentos tradicionais de manuseio para se manter seguro. Semelhante ao foco na lavagem das mãos, é preciso dar atenção às práticas adequadas de preparação e manuseio de alimentos. Descarte as embalagens de alimentos quando não estiverem mais em uso e lave bem as mãos com água quente e sabão. A carne também deve ser manuseada adequadamente para evitar a contaminação cruzada. Lave as mãos e limpe quaisquer superfícies ou utensílios que entrem em contato com carne ou ovos crus.

A saúde e bem-estar de animais de fazenda e produtores

Os animais de produção podem ser infectados pelo COVID-19?

Em um estudo recente, gatos e furões mostraram ser suscetíveis à infecção por SARS-CoV-2. O gado pode sofrer por infecções causadas por um tipo de coronavírus específico a sua própria espécie.

Como garantir a proteção de produtores que ainda trabalham em meio a pandemia?

Como sempre, os criadores de animais devem seguir os procedimentos de segurança que os protejam e a outros animais das doenças zoonóticas, incluindo o uso de equipamentos de proteção individual, lavagem das mãos após interagir com os animais e troca de roupa e botas antes de ir para outros criadouros.

O que a Elanco está fazendo para proteger seus funcionários?

Estamos seguindo todas as regulamentações governamentais e tomando medidas apropriadas para manter nossos funcionários seguros e garantir o fornecimento contínuo de produtos.

Garantir a saúde e a segurança de nossos funcionários é nossa principal prioridade. Dentre as medidas tomadas até o momento temos o estabelecimento do home office para todos os funcionários dos nossos escritórios, além do atendimento remoto das equipes comerciais e restrições para viagens locais e internacionais. A equipe de suporte a incidentes da Elanco está gerenciando ativamente as implicações globais do surto de coronavírus e continua trabalhando em conjunto com as equipes locais para garantir a segurança dos funcionários.

É possível entrar em contato com representantes de venda da Elanco?

O representante de vendas é sempre o melhor recurso para que os clientes obtenham informações. Embora as reuniões presenciais estejam temporariamente suspensas para garantir a segurança dos nossos funcionários e clientes, os representantes de vendas estão disponíveis para ajudar por telefone e e-mail.

A Elanco espera ter algum problema de suprimento por causa do surto de coronavírus?

Nossa rede de manufatura está em operação e estamos preparados para eventuais situações adversas. Nos esforçamos continuamente para fornecer um suprimento confiável de produtos e desenvolvemos diversas medidas de contingência contra quaisquer interrupções imprevistas. Possuímos estoques de segurança e temos opções secundárias de fornecimento, se necessário. Qualquer mudança de cenário, prestaremos as informações necessárias.

Que mudanças podemos esperar do ponto de vista das inovações da empresa?

Continuamos trabalhando duro para avançar no pipeline. Seguiremos investindo em pesquisa e desenvolvimento e nossos planos continuam progredindo.

Impacto na saúde animal

É seguro estar perto do gado durante a pandemia? É seguro que meus filhos fiquem perto do gado?

Sim, é seguro. Os animais têm seus próprios tipos de coronavírus, para cada espécie, e estes não serão ser transmitidos ao humano. Por outro lado, pessoas com COVID-19 devem limitar o contato com todos os animais, incluindo o gado.

Após entrar em contato com animais, é recomendado lavar bem as mãos com água e sabão. Se precisar visitar outras fazendas, troque de roupas e sapatos. Isso garante que quaisquer doenças zoonóticas, causadas por microorganismos que se espalham de animais para pessoas, não sejam transmitidas. Para obter mais informações, visite o site do CDC One Health Zoonotic Diseases.

Ainda posso levar meu pet ao veterinário? Caso contrário, que outras opções devo explorar?

No momento, boa parcela dos veterinários estão determinando seus próprios protocolos e procedimentos operacionais para garantir que os animais recebam o tratamento necessário durante a pandemia do COVID-19. É recomendável que você entre em contato com a sua clínica veterinária local para obter mais informações sobre como estão atuando.

Fornecimento de proteína

Essa pandemia poderá afetar o fornecimento e a qualidade da proteína animal?

Não há indicação de que a pandemia do COVID-19 tenha causado uma diminuição no suprimento de proteína animal, especialmente porque trabalhadores continuam a gerenciar a cadeia de suprimentos – tomando as precauções sanitárias necessárias. Os fornecedores estão trabalhando rapidamente para distribuir seus estoques e atender ao aumento repentino na demanda.

Essa pandemia fará com que os preços da carne aumentem?
O impacto da pandemia de COVID-19 nos preços da carne é incerto no momento. Como em muitos fatores, depende de quão bem-sucedidos sejam os esforços para reduzir a propagação do COVID-19.